In Cabelos Cuidados Dicas

Cabelo poroso? Saiba como identificar e cuidar!

Olá, formosas (os), tudo bem com vocês?

O assunto de hoje é POROSIDADE CAPILAR, vocês sabem o que é isso? Sabem como identificar? Confesso que pesquisei bastante sobre o tema antes de trazê-lo para o blog e eis aqui a conclusão.



Você já pagou caro por uma máscara capilar babadeira e não notou nenhum resultado? Ou ainda, morreu de hidratar o cabelo e mesmo assim ele continuou ressecado? Pois é, miga. Acho que seu cabelo está poroso!



Não precisa se descabelar e nem cortar as madeixas, vem comigo que nesse post trago dicas de como cuidar do cabelo quando ele está assim. Mas antes de tudo precisamos saber...

  • O QUE É POROSIDADE CAPILAR?

A porosidade nada mais é do que a capacidade que seu cabelo tem de absorver a umidade e manter os produtinhos que você usa no dia-a-dia. Ela é definida pela abertura das cutículas do cabelo, quanto maior for a abertura menos os nutrientes permanecem nos fios.

  • COMO IDENTIFICAR QUAL O TIPO DE POROSIDADE QUE MEU CABELO TEM?

Achei um teste bem simples que promete identificar em 5 minutos qual o seu tipo de porosidade. Você vai precisar de: um recipiente transparente, água e alguns fios de cabelo. Não vai sair arrancando o cabelo aí... pode ser aqueles fios que caem do banho ou que ficam na escova ou pente. O importante é o fio estar inteiro, com aquela pontinha branca na pontinha, sabe? Ahh, e estar limpinho sem nenhum produto!

Após colocar água no recipiente e os fiozinhos de cabelo na água é preciso observar:

Fonte: Desventuras de uma cacheada.
















- Se seu cabelo se mantem boiando, então é indicativo de porosidade baixa.

- Se seu cabelo afunda rapidamente, como se ficasse pesado, é indicativo de porosidade alta.

- Se seu cabelo afunda de maneira lenta e pausada, estamos diante de um cabelo de porosidade média ou normal.

ATENÇÃO: este método não é 100% eficaz visto que seu fio de cabelo pode estar camuflado com base nos produtos que você usa.

  • COMO CUIDAR DO MEU CABELO DE ACORDO COM MEU TIPO DE POROSIDADE?

1- Porosidade baixa: Esse tipo de cabelo geralmente é considerável saudável visto que possui um aspecto sadio e brilhante ainda que não seja fácil de cuidar. O que muitos não sabem é que, devido a sua cutícula fechada, esse tipo de cabelo é resistente à tratamentos.

A dica para esse tipo de cabelo é evitar o uso de proteínas e escolher produtos com base líquida. É muito importante fazer um uso regular de shampoos para que não exista o acumulo dessas proteínas e substancias condicionantes pois estas podem saturar os fios, deixando-os ressecados ao invés de hidratados. A combinação de calor e óleos é a receita certa para que a hidratação penetre e faça a diferença no seu cabelo! Quando for cuidar do cabelo, tome banho morno para que o calor abra sua cutícula e os nutrientes sejam absorvidos com mais facilidade. Use e abuse no uso de óleos e hidratações!

2 - Porosidade alta: Cabelos assim estão mais suscetíveis a perca do brilho, quebra, desbotamento, surgimento de frizz e pontas duplas. Tudo isso por possuir as cutículas muito abertas e absorver mais umidade do que ele é capaz de guardar. Geralmente cabelos cacheados, crespos e quimicamente tratados sofrem com esse problema.

A dica para esse tipo de cabelo é usar e abusar das proteínas. Ao contrario dos cabelos de porosidade baixa, eles necessitam e muito desse ingrediente! Para ajudar a selar as cutículas dos fios é importante usar condicionadores mais profundos, fazer umectações com óleos densos (como karité, ricínio e oliva) e manteigas vegetais (como manga, karité e bacuri) ajudam a preencher os espaços da cutícula, reparar as pontas e fortalecer os fios. Lavar o cabelo com água fria também ajuda a selar as cutículas retendo os nutrientes necessários para um aspecto saudável.

3- Porosidade média: Este é o tipo ideal de porosidade. Quem tem fios assim (parabéns!), o cabelo absorve com facilidade a umidade, não sendo necessário seguir um cronograma muito intenso de hidratações visto que ele responde de forma muito positiva os cuidados em geral.

A dica para esse tipo de cabelo é: continue o que está fazendo! Se melhorar, pode estragar, continue sua rotina, que o resultado está maravilhoso!


MEU RESULTADO:

Claaaaro, que fiz esse teste pra saber que tipo de porosidade meu cabelinho possui. E tcharaaaan: porosidade alta! (Se o pote fosse maior ele afundaria mais ainda, kkkk)



Realmente eu já esperava esse resultado, desde de que abandonei o cronograma capilar venho sentindo a mudança nos fios, sentindo que não está respondendo aos tratamentos, perdendo o brilho, etcss. 💔💔 

Agora me contem! Qual o tipo de porosidade de vocês? Quais os truques ou produtos que vocês usam para cuidar dos cabelos assim?

Beeeeijos!


+ VEJA TAMBÉM

Gostou do post? Compartilhe! 
ONDE ME ENCONTRAR: INSTAGRAM | FACEBOOK

♡ Você também vai gostar ♡

0 comentários:

Postar um comentário